[TAG] Perfil Literário

Vi a TAG lá no Sem Serifa e decidi brincar também 🙂

 Hermione Granger joga um livro sobre a mesa e atinge Harry e Rony.best-books-you-were-forced-to-read-in-school

1. Qual seu estilo de livro favorito?
Vai muito de fase. Pra não me confundir, leio diferentes estilos/gêneros literários de uma vez. Vou dizer que são contos, em especial, de ficção científica e fantasia.

2. Qual sua saga/trilogia favorita?
De cara, Millenium, do Stieg Larsson. Fiquei um bom tempo pra conseguir ler outro romance depois de terminar a trilogia.
Mas posso colocar mais coisa na lista: a Trilogia de Sprawl, do Willian Gibson; a série Fundação, de Isaac Asimov (por ser a primeira série de FC que li); a trilogia de cinco do Guia do Mochileiro das Galáxias, do Douglas Adams; e Harry Potter, da J.K. Rowling que, apesar de eu não ter terminado a série, foi (é) uma das mais importantes na minha formação como leitor.

3. Qual livro você demorou mais para ler?
A Torre, de Richard Martin Stern. Estou “””””lendo””””” esse livro há uns 20 anos, eu acho. Achei na estante de casa quando criança e nunca consegui terminar. Fico interessado, só que perco a atenção e abandono. Ainda está guardado para, quem sabe um dia, eu tomar vergonha na cara e ler.

4. Qual livro você está lendo?
Harry Potter e o Enigma do Príncipe, da J.K. Rowling.

5. Quantos livros você tem na sua estante?
Contei 220. No Kindle (não deixa de ser uma estante), são mais de 500.

giphy (11).gif

6. Qual o livro mais antigo da sua estante?
Vou chutar pelas capas: O Segundo Sexo, da Simone de Beauvoir e dois volumes de Antologia Brasileira de Literatura.

7. Qual o próximo livro que você pretende comprar?
Espelhos, do Eduardo Galeano. Li um trecho e pirei! Estava esgotado e o ebook tá com um preço bem salgado. Quem sabe na Bienal? =)

8. Um livro que fez você mudar o sentido de ver o mundo?
Musashi, de Eiji Yoshikawa. Li os 2 volumes em 2012 e posso afirmar que salvaram minha vida.

9. Qual livro se você pudesse proibiria a leitura dele? (Qual livro você não recomendaria a sua leitura?)
Eu não proíbo a leitura de nada, embora considere muita coisa… prejudicial. Proibir é muito perigoso e não tenho a intenção de ser dono de ninguém.
Agora, um livro que eu não recomendo… Ano passado, li Cyberstom, do Matthew Mather, e fiquei bem desgostoso da vida. Quando me perguntam, eu explico por que não gostei com toda a sinceridade (e são vários motivos). De novo: é uma avaliação negativa, não uma proibição.

10. Qual livro você levaria para uma ilha deserta?
Eu levaria meu Kindle, já teria leitura pra uma década.

É isso ☺ Fico por aqui.

