Meus inícios de livros favoritos

Há algum tempo, entendi (e me conformei) que não viverei tempo o suficiente para ler todos os livros que quero. Tenho uma lista de leitura ENORME e crescente: conheço autores, busco indicações, leio que resenhas que atiçam a curiosidade… Resultado: mesmo que nenhum outro livro fosse lançado a partir de hoje, eu ainda teria diversão por um bom tempo (nem mencionei o que releio).

Então, uma das maneiras de filtrar e manter ou não uma leitura é pelo início. Eu começo várias leituras de uma vez e mantenho as que me prendem mais. E não é por acaso: um dos exercícios da Oficina Literária Colaborativa do Eric Novello (assine a newsletter dele aqui, eu recomendo muito) foi escrever um 1º parágrafo que “convence um editor a publicar sua história sem nem ler o resto do livro.

Resolvi brincar um pouco e selecionei 5 inícios de livros que eu adoro:

A Metamorfose – Franz Kafka
“Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama, transformado num gigantesco inseto.”

O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman
“Eu estava de terno preto, camisa branca, gravata preta e um par de sapatos pretos, bem engraxados e lustrosos; um traje que normalmente me deixaria desconfortável, como se estivesse fingindo ser adulto. Hoje me confortou, de certa forma. Era a roupa certa para um dia difícil.”

A Menina Submersa – Caitlín R. Kierman
“‘Vou escrever uma história de fantasmas agora’, ela datilografou.
“‘Uma história de fantasmas com uma sereia e um lobo’, datilografou mais uma vez.
Eu também datilografei.”

A Mão Esquerda da Escuridão – Ursula K. Le Guin
“Farei meu relatório como se contasse uma história, pois quando criança aprendi, em meu planeta natal, que a Verdade é uma questão de imaginação.”

Guerra do Velho – John Scalzi
“No meu aniversário de 75 anos, fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército.
“Visitar o túmulo de Kathy foi a menos dramática das duas.”
______

Pra quem se interessar, o extinto, só que não podcast Três Páginas analisa inícios de contos e dá uns toques bacanas.

