A newsletter nossa de cada dia

tumblr_nhtu8yiPzE1u7s4n7o1_500

Há um ~~pequeno~~ universo caótico que muito me atrai e muito me assusta. É um lugar onde não existe tédio, mas que está cheio de possibilidades de procrastinação. E se eu quero ler e escrever e jogar e viver!, preciso escolher bem pra onde arrasto meu cursor. Em clique errado e entro um vórtice de gifs de gatos (ou pombos, amo gifs de pombos), memes, vídeos de angry players e adeus planejamento!

Foi então que a newsletter surgiu na minha vida. Já que não consigo acompanhar tudo o que acontece no twitter, já que o feed do facebug é falho, já que esqueço de conferir o feed dos blogs, nada melhor do que receber o conteúdo por e-mail e poder ler com calma, em qualquer momento, sem me perder.

Resolvi fazer uma listinha do que tenho lido e recomendo. Tem pra todos os gostos:

Bobagens Imperdíveis
Foi a primeira que assinei (segunda, mas é uma longa história), há um bom tempo – numa época em que a Aline Valek colocava um monte de links e gifs e indicações diversas. Entrou um período quinzenal, mas dá pra sentir que há muita pesquisa envolvida na produção dos textos. Pra tudo a Aline deixa uma indicação ou recomendação, então a newsletter se estende.

Diário da Capitã
Essa aqui é para assinantes do Padrim do blog Momentum Saga, da Lady Sybylla. Toda semana, um assunto novo surge e é trabalhado também com muita pesquisa. Eu me encanto com o cuidado que a Sybylla demonstra na newsletter, o carinho em escrever um conteúdo de qualidade. E tem os micro-contos de ficção científica baseados em assinantes! Sim, é muito carinho.

Trivela
Pois é, eu reforço os esteriótipos de gênero adoro futebol! Só que como a imprensa está mais interessada na medida da cintura da última suposta namorada do Neymar, não tenho pique de escavar sites atrás de boas notícias. O Trivela é o meu favorito, tem umas matérias incríveis e a newsletter traz um apanhado semana.

Gizmodo Brasil
O Gizmodo é um site sobre tecnologia dos mais acessíveis para gente que, assim como eu, é curiosa e interessada, porém muito de humanas para essa vida. Na mesma pegada da dica anterior, a newsletter é uma seleção do que de melhor foi publicado no site.

Ada
Também sobre tecnologia, com boas indicações e feita por mulheres (rá!).

Mulheres que escrevem
Uma das coisas mais lindas nascidas nos últimos tempos. Várias mulheres escritoras contam sobre seus processos de produção, por que escrevem, as dificuldades, as alegrias… Enfim, um girl power da escrita, muito foda.

Estranho Mundo de Eric
O Eric Novello, autor de Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues, é incansável. Além de seus livros, site e blog, ele fez a newsletter para falar das novidades do trabalho, dar dicas, comentar o andamento dos próximos livros… Vivemos numa época em que um de seus escritores favoritos te manda e-mail, vejam só que maravilha! 🙂

Velocidade de Escape
Eu descobri a Gabriela Ventura por causa do Universo Desconstruído e uau! – que pessoa maneira. Ela aborda vários assuntos de um jeito peculiar. Recomendo também o podcast dela sobre literatura.

Alguma coisa nova
A mais recente assinatura! A Dani tem uma proposta interessante: conhecer coisas novas toda semana e escrever a respeito. Tem filme, tem CD, tem cerveja. E ela é bem diversa nas escolhas e sincera nas opiniões. Tá no começo, mas promete muito! 🙂

.*.*.*.*.*.

Eu tenho outras assinaturas, mas preferi divulgar as produções em ptbr e mais frequentes. Aceito dicas de outras newsletters – é só mandar um salve no tuinto.

