Universo Desconstruído Vol. II

Capa de Universo Desconstruído, Vol. II

Atenção, tripulação! Estamos prestes a iniciar uma nova jornada pelo Universo Desconstruído! Atravessaremos fronteiras e desafiaremos os limites de tempo e espaço. Apertem os cintos e mantenham a mente aberta.

Nossa primeira guia é Jarid Arraes. Ela nos apresentará “Corpo Escuro”, um cordel que conta a experiência de Jana e sua relação com suas raízes. Ao que tudo indica, mesmo no ano de 3000, os padrões de beleza ainda se fixarão em pessoas com pele clara e de cabelos lisos e platinados. A ciência evolui a ponto de criar um procedimento embranquecedor para quem pode pagar e não mais quer sofrer discriminação por conta de sua cor. Acompanharemos Jana por esse processo, enquanto ela lida com as consequências.

Em seguida, iremos para a Cidade das Alturas, para a Rua Treze, com Fábio Kabral. Ele nos guiará pelo conto Afrofuturista “A Empresária que Vendia Sonhos”. Estaremos apenas com pessoas negras, algumas com seus dreads, outras ostentando grandes black power. Fayolah, a mulher alta, embora tenha grande poder em seu cargo, terá muito o que enfrentar em seus próprios sonhos.

Logo, chegaremos a Centauri-III, em “Amor Fortemente Elíptico”, de Marta Preuss. Lá, acompanharemos a terráquea Amanda, uma respeitada cientista que investiga os motivos da alta mortalidade infantil naquele planeta. Sua pesquisa se torna pessoal quando ela engravida de um centauriano e luta por sua filha, Betânia. Mesmo num planeta tão distante, podemos observar que relações de gênero e classe não se diferenciam muito do que acontece na Terra.

Na metade de nossa jornada, Thiago Leite nos falará sobre “O Resgate de Andrômeda”. A mulher que dá nome ao conto aprendeu cedo que com treino e dedicação poderia enfrentar mesmo os meninos grandes e fortes. A maior de suas lutas, no entanto, será contra a resistência de homens que não acreditam que ela possa fazer determinadas tarefas por ser mulher.

Nossa missão segue para a “BSS Mariana”, nave da capitã Lady Sybylla. Lá, nosso contato será Endyra, a chefe de Astrometria. Precisaremos ajudá-la a salvar a vida de Sidney e de seus colegas. Saibam que teremos pouco tempo e não podemos falhar, pois a história já vazou para a imprensa. Tudo o que sabemos a respeito de Sidney é o que Endyra também sabe e veremos que o amor precede os preconceitos.

Certifiquem-se de que cintos estão bem apertados, pois o guia Ben Hazrael nos levará para “A Divina Nervura do Virtual” e essa promete ser uma etapa cheia de informação. Acompanharemos Viviana durante a busca por seu irmão gêmeo. Será uma viagem repleta de referências, de música e de desafios; preparem-se para uma experiência inesquecível!

Em “Boneca”, de Clara Madrigano, conheceremos Ari. Nosso objetivo aqui será lutar por liberdade. Para tanto, ajudaremos Ari a enfrentar David, um sádico que a faz prisioneira e a trata como um ser menor, enquanto a omissão da sociedade mantém a condição de violência que ela tenta denunciar. Quanto mais descobre sobre si mesma e ultrapassa as limitações impostas, mais forte fica. E esse é um caminho sem volta.

Enfim, alcançaremos “Espectro” e teremos M.M. Drack como nossa guia. Já não podemos permanecer na Terra e durante a missão para encontrarmos um novo lar, perdemos a comunicação com uma das naves. A Capitã Magellan e a androide Andrômeda terão de encontrar essa nave e garantir que os tripulantes estejam salvos e que a missão continue. Não sabemos o que causou interferência, portanto tenham muita atenção e prestem todo o auxílio de que Magellan precisar.

Aqui termina a apresentação da missão. Agora é com vocês: acessem o site e baixem o ebook para conhecerem os detalhes da nova jornada. Saibam que esse é um trabalho coletivo e voluntário, feito por quem acredita que a ficção é tão diversa quanto as galáxias que carregamos dentro de nós. O Universo também nos pertence.

[Imagem de capa: Theodore Guilherme]

Anúncios